Erro MédicoFonte de Dados: Vade Mecum Consultoria
Preocupação Com a Possibilidade de Erro Médico
O erro é, em última análise, um fato inevitável, com a qual todo e qualquer profissional médico precisa conviver. O diagrama abaixo mostra a estatística do nível de preocupação com o assunto para 465 profissionais abordados à esmo nas ruas da cidade e nas diversas instituições de saúde. Para tanto, foi usada uma escala subjetiva de preocupação variando de 1 ("Não") até 4 ("Muito").
Mais da metade dos médicos declararam que se preocupam "Muito" com a possibilidade de erro e mais de três quartos disseram preocupar-se "Razoavelmente" ou mais. Na escala de 1 a 4 em questão, a média geral foi de 3.3, indicando um nível global consideravelmente elevado.
Causas do Erro Médico
Existem diversos fatores que podem ser evocados como causa para a ocorrência de um erro médico, porém, é razoável supor que alguns deles provavelmente são mais relevantes do que outros. O diagrama abaixo mostra a opinião dos médicos entrevistados com relação a isso.
Os motivos "cansaço", "acaso", "falta de infraestrutura", "negligência" e "incompetência" aparecem como igualmente relevantes na opinião dos médicos abordados. Já "falha de equipamento" e "produtos com problemas" são claramente menos citados.
Responsabilidade Pelo Erro Médico
Um atendimento de saúde envolve toda uma equipe composta por um ou mais médicos e também outros profissionais, tais como paramédicos, enfermeiros, atendentes e outros. Assim sendo, torna-se relevante a questão de quem costuma ser a maior fonte de erros nesse processo. O gráfico a seguir mostra como os médicos se posicionam com relação a este assunto.
Mais da metade dos entrevistados afirmaram que a responsabilidade pelo erro costuma ser do próprio médico, ficando os hospitais com um distante segundo lugar.
Indenização Pelo Erro
Quando um erro médico envolve alguma forma de culpabilidade, naturalmente surge a questão da indenização do paciente ou da sua família. Sendo o erro acidental, involuntário ou inevitável dentro dos limites do razoável, contudo, não cabe indenização. O diagrama abaixo mostra a opinião dos médicos quanto a qual desses cenários ocorre com a maior freqüência.
Claramente, a maioria dos profissionais consultados crê que, geralmente, não é evidente se uma indenização é cabível ou não, contudo, entre aqueles que tem certeza, os que consideram a indenização como necessária são mais numerosos do que os acreditam no contrário. No geral, prevalece a tendência a favor da indenização.
Comentários Finais
As evidências disponíveis indicam que há um elevado nível geral de preocupação da classe médica para com a possibilidade de erro (cerca de 80% preocupam-se "Razoavelmente" ou "Muito" com a questão), o que se justifica pelo fato de 46% acreditarem que tais erros são oriundos principalmente de componentes humanos (cansaço, negligência ou incompetência). Talvez por esses motivos, mais da metade (53%) assume que a responsabilidade maior repousa com o médico responsável e a tendência maior seja no sentido de considerarem que uma indenização se faça necessária quando o erro surge.
Preocupação Com a Possibilidade de Erro Médico
O erro é, em última análise, um fato inevitável, com a qual todo e qualquer profissional médico precisa conviver. O diagrama abaixo mostra a estatística do nível de preocupação com o assunto para 465 profissionais abordados à esmo nas ruas da cidade e nas diversas instituições de saúde. Para tanto, foi usada uma escala subjetiva de preocupação variando de 1 ("Não") até 4 ("Muito").
Mais da metade dos médicos declararam que se preocupam "Muito" com a possibilidade de erro e mais de três quartos disseram preocupar-se "Razoavelmente" ou mais. Na escala de 1 a 4 em questão, a média geral foi de 3.3, indicando um nível global consideravelmente elevado.
Causas do Erro Médico
Existem diversos fatores que podem ser evocados como causa para a ocorrência de um erro médico, porém, é razoável supor que alguns deles provavelmente são mais relevantes do que outros. O diagrama abaixo mostra a opinião dos médicos entrevistados com relação a isso.
Os motivos "cansaço", "acaso", "falta de infraestrutura", "negligência" e "incompetência" aparecem como igualmente relevantes na opinião dos médicos abordados. Já "falha de equipamento" e "produtos com problemas" são claramente menos citados.
Responsabilidade Pelo Erro Médico
Um atendimento de saúde envolve toda uma equipe composta por um ou mais médicos e também outros profissionais, tais como paramédicos, enfermeiros, atendentes e outros. Assim sendo, torna-se relevante a questão de quem costuma ser a maior fonte de erros nesse processo. O gráfico a seguir mostra como os médicos se posicionam com relação a este assunto.
Mais da metade dos entrevistados afirmaram que a responsabilidade pelo erro costuma ser do próprio médico, ficando os hospitais com um distante segundo lugar.
Indenização Pelo Erro
Quando um erro médico envolve alguma forma de culpabilidade, naturalmente surge a questão da indenização do paciente ou da sua família. Sendo o erro acidental, involuntário ou inevitável dentro dos limites do razoável, contudo, não cabe indenização. O diagrama abaixo mostra a opinião dos médicos quanto a qual desses cenários ocorre com a maior freqüência.
Claramente, a maioria dos profissionais consultados crê que, geralmente, não é evidente se uma indenização é cabível ou não, contudo, entre aqueles que tem certeza, os que consideram a indenização como necessária são mais numerosos do que os acreditam no contrário. No geral, prevalece a tendência a favor da indenização.
Comentários Finais
As evidências disponíveis indicam que há um elevado nível geral de preocupação da classe médica para com a possibilidade de erro (cerca de 80% preocupam-se "Razoavelmente" ou "Muito" com a questão), o que se justifica pelo fato de 46% acreditarem que tais erros são oriundos principalmente de componentes humanos (cansaço, negligência ou incompetência). Talvez por esses motivos, mais da metade (53%) assume que a responsabilidade maior repousa com o médico responsável e a tendência maior seja no sentido de considerarem que uma indenização se faça necessária quando o erro surge.
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