segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OS RUMOS PARA O NOVO CORRETOR DE SEGUROS





Os corretores estão mudando sua postura, deixando de lado a pastinha e cedendo lugar ao profissional mais bem preparado e atento ao surgimento de novas carteiras.




A vedete dessa transformação atende pelo nome de qualificação profissional.
Segundo Gonçalves (2001, p. 26), “a chave do sucesso é a valorização do conhecimento e constante aprimoramento profissional”. Alguns corretores já têm a consciência de que a tendência é investir em qualificação para conquistar o mercado, visando garantir a sua carreira e a valorização de sua própria profissão.



No mercado atual, não existe mais espaço para profissionais amadores. Os clientes já tomaram conhecimento da importância do seguro, embora muitos ainda pensem apenas no seguro de
automóvel.


A visão primitiva foi substituída pela rapidez com que surgem novos produtos e recursos tecnológicos. O acirramento, entre outros fatores, é um desafio que exige do corretor mais que talento.



É preciso estar bem informado, ter uma visão global do mercado brasileiro e internacional e conhecer a estrutura organizacional do setor de seguros do próprio país.




O momento é especial para o novo profissional, pois as classes do mercado estão exigindo profissionalismo. Além disso, os corretores de seguros estão despertando para a importância e a
amplitude de sua função na sociedade e, principalmente, para a responsabilidade que têm na formação e manutenção da credibilidade, tanto da instituição como do produto seguro.


O corretor percebe, também, que aumenta o interesse do empresário em investir mais em outros tipos de seguro, não somente no de automóvel. Se o corretor apresentar novos produtos, com garantias de seu patrimônio, esse empresário, preocupado em investir financeiramente e consciente de que mais à frente pode ocorrer um sinistro, optará por ter seu patrimônio garantido por meio de um seguro.
De acordo com Foglietti (1994, p. 36), “Seguro é um produto que precisa ser vendido, ser explicado [...]” O autor crê, no entanto, “que ainda vai levar muito tempo para que se torne um produto diferente. Uma apólice de seguro não é uma geladeira”. No mercado de seguros, dada a amplitude e a variedade dos riscos existentes, além da quantidade de consumidores e de suas diferentes necessidades, o corretor bem preparado poderá, em pouco tempo, garantir sua carteira de seguros, aumentando as rendas e garantindo seu negócio. A preparação acadêmica e a experiência prática dos profissionais corretores são de fundamental importância para o sucesso da atividade, e os resultados se apresentam na melhoria do atendimento, aumento de vendas, fidelização de cliente e crescimento dos lucros.



Os corretores de seguros são os principais distribuidores de um produto em trajetória crescente no país:




O mercado brasileiro apresenta todas as condições para que haja uma ‘invasão’ das seguradoras estrangeiras. Esse ingresso de recursos dar-se-á através de fusões e aquisições onde a qualificação decidirá, não quem vai se desenvolver, mas quem vai sobreviver. (AZEVEDO, 2002, p. 13).



O motivo que leva alguns corretores a retornarem às salas de aula é a ambição por esse nicho ainda inexplorado. Os corretores que visam crescer e se destacarem no novo mundo globalizado e se manterem sempre atualizados quanto aos novos produtos e às variadas exigências dos clientes, é que fazem com que este mercado não caia em completo abandono educacional.




Hoje, a maioria dos corretores visa apenas ao lucro, sem vislumbrar o futuro. Esse é um dos principais motivos que fazem com que muitos dos corretores não voltem aos bancos escolares.


A realidade educacional, segundo dados da FUNENSEG, é que apenas uma pequena parcela de corretores habilitados volte às salas de aula para fazer um aprimoramento, visando atualizar-se
com as novas tendências do mercado.
As seguradoras também têm parcela de culpa. Seria prudente que fossem oferecidos mais cursos aos corretores com o objetivo de fazer com que tomem total conhecimentos dos produtos
oferecidos e dos novos produtos desenvolvidos. Técnicas de venda e de redação também deveriam ser uma preocupação das seguradoras em relação aos corretores, pois eles as representam para o cliente.


Enfim, o cenário vislumbrado é de muita luta, articulação e trabalho, pois o setor continuará crescendo nos próximos anos.



A recompensa valerá o esforço daqueles que tiverem como diferencial competitivo a qualificação.
Alguns clientes têm se posicionado de forma diferente perante o corretor “pastinha”, buscando conhecer melhor o vendedor e o produto que garante seus bens. Entretanto, grande parte da
população ainda não tem idéia do que envolve o seguro. Apenas no momento do sinistro, que é a perda total ou parcial de seu bem, a pessoa começará a entender e querer aprender como
funciona o seguro. Infelizmente, aí já será tarde demais. Muitas vezes, essa frustração se traduz na disseminação da falta de credibilidade no mercado de seguros.




Pelas razões apresentadas, conhecimento básico, capacitação, reciclagem e otimismo são palavras que devem se transformar em ações, não apenas para os corretores de seguros, mas para toda
a população brasileira.




Por derradeiro cabe um registro muito importante da nossa participação, ora de caráter pessoal ou na figura do Executivo da Excelsior, quando somos buscados para oferecer soluções técnicas desconhecidas de muitos corretores em prol do atendimento da sua clientela. Nesse tocante, temos sido agraciados com a preferência do mercado, e pioneiros nas soluções para os nossos corretores parceiros. Soluções iniciais, econômicas e técnicas, que, às vezes se voltam contra nós mesmos. Se voltam contra nós porque ao abrir uma linha de conhecimento nova para o parceiro em uma apólice, fazê-lo ter um contrato de seguro até então desconhecido não tem significado para nós um retorno satisfátorio de uma parte. Na renovação ou no novo seguro da mesma modalidade a nossa contribuição técnica nem sempre segue a mesma via por parte parceiro.




Mesmo assim, nos sentimos felizes em saber que temos pavimentados segmentos e subsegmentos para os nossos parceiros corretores, principalmente para os parceiros especiais que representam para nós o sucesso e a razão da nossa permanência de mercado.






2 comentários: